quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Artigo: Breve e redundante história em duas gerações



BREVE E REDUNDANTE HISTÓRIA EM DUAS GERAÇÕES
Raul Longo
BERLIM – início de uma tarde em 1953:
Chegou da escola e correu ao colo do pai. Em meio ao beijo e abraço, a menina perguntou ingênua: - Papai, você foi nazista?
Na lassidão dos braços, no aperto da voz demorada, ouviu triste história sobre crianças famintas, sedentas e assassinadas. Ouviu pela primeira vez as palavras genocídio e barbárie. Ouviu dizer de vergonha e arrependimento. Covardia e consciência. Perdão e peso. Tentou imaginar quanto tempo seria o nunca mais. Quis entender porque teria de ser forte para suportar as acusações do mundo, se apenas fizera uma pergunta. Prometeu nunca acreditar em preconceitos sem sequer saber o que era, mas já se arrependia, ali, daquela pergunta que nem imaginara conter tantas lágrimas, tanta dor e medo do futuro. No futuro, pode melhor compreender a vergonha das acusações e do mundo, e também se horrorizou com a história. Difícil foi o esforço tamanho para perdoar sua própria gente. Talvez por esse mesmo esforço, ou para, até em segredo de si, compensar o erro que não fora seu... Mas também possível que, talvez, apenas pelo acaso fortuito das sempre imprevisibilidades do amor e do futuro, acabou se apaixonando e se converteu para casar. Mudou o nome, aceitando o batismo da nova religião. Mudou-se de cidade e país. Assimilou nova nacionalidade e lutou pelas certezas em seu governo e o que passou a ter como sua gente. E esqueceu.
TEL-AVIV - início de uma noite de 2013
O menino chegou da escola e como sempre correu ao colo da avó. Em meio ao abraço e o beijo para aspirar o perfume delicado da elegante senhora de meia-idade, perguntou:
- Vovó! Você foi sionista?
Imprimindo maior aberto no abraço, em sua memória os anos retrocederam a um início de tarde distante no tempo e no norte. Lembrou-se. Não pode mais falar, e o menino ficou sem entender a vergonha e a dor em ingênua pergunta que tanto fez a avó chorar.
Raul Longo
Ponta do Sambaqui, 2 88688.051-001 -
Floripa/SC
Tel: (48) 3206-0047

Nenhum comentário: