segunda-feira, 4 de junho de 2012

MOSTRA 26 CELEBRA ANIVERSARIO DA CINEMATECA CATARINENSE

“Mostra 26” celebra aniversário da Cinemateca Catarinense a partir desta segunda-feira no CIC

“Mostra 26” celebra aniversário da Cinemateca Catarinense a partir desta segunda-feira no CIC
A “Mostra 26”, evento que celebra os 26 anos da Cinemateca Catarinense, começa nesta segunda-feira, 4, a partir das 19h, e se estende até domingo, 10, na sala de exposição do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.
A mostra se divide em dois eixos. A principal, exibida em vídeo, será uma homenagem ao grupo responsável pela propagação dos ideais da arte moderna em Santa Catarina: o Grupo Sul. Membros do grupo eram também responsáveis pelo Clube de Cinema do Círculo de Arte Moderna (também conhecido como Clube de Cinema de Florianópolis) e mantinham a publicação regular de textos sobre cinema no “órgão oficial” do Grupo, a revista modernista Sul (30 números, entre 1948 – 1957).
A segunda mostra do evento será dedicada ao cinema catarinense, em um panorama sintético da produção de curtas-metragens do Estado. A mostra será realizada com projeções em 35mm, formato original dos filmes programados, que são parte do acervo do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS).
Oficina
Durante a “Mostra 26” será realizada uma oficina gratuita, focada em curadoria de mostras e festivais de cinema. Os ministrantes são Alejandra Trelles, coordenadora de difusão da Cinemateca Uruguaia e curadora do Festival Internacional de Cinema de Montevidéu; Daniela Giovana Siqueira, do Centro de Documentação da Cinemateca Brasileira (Bacharel em Comunicação, com Mestrado em História), e Fausto D. Correa Jr, da Cinemateca Catarinense (Doutor em História, autor do livro “A Cinemateca Brasileira: das luzes aos anos de chumbo”. São Paulo: Editora Unesp, 2010.).

A programação completa pode ser conferida aqui.
O Centro Integrado de Cultura (CIC) fica na AvenidaGovernador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica.

FONTE: http://www.deolhonailha.com.br/florianopolis/noticias/rmostra_26r_celebra_aniversario_da_cinemateca_catarinense_a_partir_desta_segunda-feira_no_cic.html


Nenhum comentário: