sábado, 15 de junho de 2013

Treze filmes na programação deste domingo do FAM

A-Casa-Elétrica.foto2_.jpg  Cena do filme : A Casa  Elétrica




Entre longas e curtas-metragens, a programação de cinema do FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul) deste domingo reúne 13 filmes. O mais aguardado é o longa “A Casa Elétrica”, às 21h, no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis.
A maratona começa às 12h30, com a Sessão Itapema, que exibirá o filme escolhido pelo júri popular na Mostra Curtas Mercosul, que ocorre na noite deste sábado. A Sessão Itapema será no Auditório da Reitoria – mesmo local onde serão apresentadas as mostras “Outros Olhares – FESTin Ilha” e a competitiva Doc-FAm.
Entre uma sessão e outra de cinema, a organização do FAM reserva um horário para a boa música. Às 18h, acontece a Paralela Musical, com apresentação da Banda Compasso Aberto, que traz um repertório eclético, indo da música brasileira ao jazz, de Tom Jobim a Duke Ellington. A banda é formada por três flautas, cinco saxes, piano, baixo e bateria.
O FAM 2013 prossegue até 21 de junho na UFSC e acontece graças ao patrocínio da Lei de Incentivo a Cultura, FunCultural/Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte/Governo do Estado de Santa Catarina, Petrobras, Ministério da Cultura/Governo Federal, apoio da Universidade Federal de Santa Catarina e Fundação Franklin Cascaes/Prefeitura Municipal de Florianópolis, e realização da Associação Cultural Panvision.
O SAMBA E O TANGO JUNTOS
A relação cultural entre Brasil e Argentina já esteve bem mais próxima do que poderíamos supor, antes que os blockbusters americanos invadissem as telas de cinema e os enlatados mandassem na tevê, das nove às seis. Pelo menos é o que sugere a ficção “A Casa Elétrica”, de Gustavo Fogaça, filme convidado da Mostra de Longas deste ano.
Nesta coprodução Brasil-Argentina, realizada pela Panda Filmes, com produção de Beto Rodrigues, o cineasta conta a história de uma pequena fábrica de gramofones, fundada por um imigrante italiano em Porto Alegre, para desenvolver a tese de que o primeiro tango e o primeiro samba foram ali gravados.  Esse berço em comum, do tango e do samba, é retratado no documentário de maneira sensível por Fogaça, com a familiaridade de quem estudou cinema e jornalismo em Buenos Aires.
O filme aborda também os talentos musicais gaúchos, lançados pela Casa Elétrica ainda nas primeiras décadas do século 20, até chegar à provável gravação em disco do tango “El Chamuyo”, por Francisco Canaro, em 1914. “Naquele tempo não existiam fábricas na Argentina, por isso as matrizes eram mandadas para Porto Alegre, o que acabou contribuindo para que o tango se tornasse uma música de massas”, explica Fogaça. Criada por Savério Leonetti na pequena Porto Alegre do início do século passado, a união entre o tango e o samba aconteceu também graças à amizade entre o empresário e Alfredo Amendola, dono do selo Atlanta, de Buenos Aires. 
Já o primeiro samba gravado em disco no país também teria saído das esteiras da Casa Elétrica. Reza a lenda que foi em 1913, quando a dupla “Os Geraldos” registrou “Iaiá me diga”, quatro anos antes de Donga gravar “Pelo telefone”. 

PROGRAMAÇÃO DESTE DOMINGO
12h30min Sessão Itapema
Auditório da Reitoria - UFSC
Os mais votados no Júri Popular da Mostra de Curtas
14h30min Mostra Outros Olhares: FESTin Ilha
Auditório da Reitoria - UFSC
O Bebé
A Cidade e o Sol
Sexo, Amor e Sida
Prescrição
Solitária
Nylon de Minha Aldeia
16h30min Mostra Doc-FAM
Auditório da Reitoria - UFSC
Venimos de Muy Lejos, la Película
19h Mostra de Curtas Mercosul
Centro de Cultura e Eventos - UFSC
Linear
A Guerra dos Gibis
Altibajos de un Petiso
Uns Braços
21h Mostra de Longas Mercosul
Centro de Cultura e Eventos - UFSC
A Casa Elétrica

Informações atualizadas sobre o FAM podem ser obtidas nos seguintes endereços:

fonte : Paulo Scarduelli

Nenhum comentário: