sexta-feira, 28 de junho de 2013

Websérie catarinense para crianças é lançada na 12ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis


 
Os episódios da Turma do Papum, com bonecos e animação, têm conteúdo inédito no Brasil e estimulam as crianças a desenhar
 
A Turma do Papum na web tem estreia marcada para este sábado, 29 de junho, quando começa a 12ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, no Teatro Governador Pedro Ivo. Durante os três finais de semana da Mostra, a websérie será apresentada em um espaço expositivo e o público poderá assistir aos primeiros episódios e conversar com os diretores e a equipe do projeto. A primeira websérie catarinense dirigida a crianças é uma realização da Contraponto, produtora audiovisual de Florianópolis, do Studio Sérgio Tastaldi, dedicado ao teatro infantil e criador dos personagens da Turma do Papum, e o Instituto Sapientia, especializado em inovação e indústria criativa.
 
Dirigida por Sérgio Tastaldi e Mauricio Venturi, a websérie Turma do Papum foi idealizada para um público específico: crianças de 3 a 7 anos. Com episódios de 5 minutos, a série audiovisual vai incentivar a criançada a desenhar e a se divertir no mundo mágico do Professor Papum e seu assistente Lápis Doidinho. O Professor Papum nasceu no teatro em 1995. Carismático e dinâmico, ele estreia seu programa na web. A cada episódio, a dupla de protagonistas recebe a visita de um amigo atrapalhado com um desafio para ser solucionado, que o Papum resolve rapidamente. “Afinal, comigo é assim: pa-pum!”,  diz o personagem sempre bem-humorado.
 
Bonecos, animação e música
 
A direção artística da websérie Turma do Papum é de Sérgio Tastaldi, dramaturgo, criador de bonecos e diretor de teatro infantil. A produção dos episódios mescla a técnica de manipulação de bonecos em látex, e outros materiais, com desenho animado, trilha original e efeitos especiais. A concepção dos roteiros e cenários transita entre a linguagem televisiva e o teatro infantil. 
 
“Na web, assim como no palco, temos duas preocupações: a qualidade das mensagens para o público infantil e o modo com que apresentamos esse conteúdo. Estamos sempre atentos a essa responsabilidade. Além disso, buscamos utilizar nas nossas histórias elementos leves, coloridos, ritmados e curiosos. Acima de tudo, é com grande alegria que produzimos e interagimos com as crianças”, diz Sérgio Tastaldi, que há mais de 35 anos trabalha com o universo infantil.  
 
Identificamos uma lacuna nos formatos de webséries que vêm crescendo no Brasil dedicados à infância. Queremos propor uma ferramenta para a educação e o entretenimento de nossas crianças. Desde muito pequenas elas já estão manipulando dispositivos móveis, e os pais ficam perdidos ao procurar boas referências para apresentar a seus filhos, principalmente quando falamos em conteúdo produzido no Brasil”, diz Mauricio Venturi, que além de produtor executivo da Contraponto é um pai atento ao que os filhos de 7 e 9 anos buscam na web.
 
Inovação e economia criativa
 
Carlos Somaggio, diretor do Instituto Sapientia, acredita no potencial do projeto e prevê desdobramentos ligados às novas mídias. "Certamente vamos aproveitar os carismáticos personagens da Turma do Papum para criar conteúdos digitais, como games e apps para smartphones e tablets. A websérie Turma do Papum é a ponta do iceberg". 
 
A metodologia que orienta a equipe da Turma do Papum segue as três principais ações que as crianças e adultos desenvolvem quando se entretêm a favor do aprendizado: envolvimento, interação e imersão. "Cada cena da websérie é marcada por humor e ludicidade, entrando em sintonia com a forma como as crianças buscam se envolver com as coisas do mundo", avalia Gilka Girardello, professora do Centro de Educação e coordenadora do Núcleo Infância, Comunicação e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina.
 
Os episódios inéditos da Turma do Papum estarão disponíveis no site www.turmadopapum.com.br, no canal do Youtube www.youtube.com/turmadopapum, facilitando o acesso a dispositivos móveis. A fanpage da websérie facebook.com/turmadopapum também será um meio de comunicação com o público.
 
SERVIÇO
 
O QUÊ: pré-estreia e exposição da WEBSÉRIE Turma do Papum na 12ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, www.mostradecineinfantil.com.br
QUANDO: dias 29 e 30 de junho, 6, 7 e 13 de julho
ONDE: no Centro Administrativo do Governo de SC, Rodovia SC-401, 4600, Km 5 – Saco Grande, Florianópolis 
 
FOTOS EM ALTA RESOLUÇÃO PARA DOWNLOAD
 
+ informações WEBSÉRIE Turma do Papum
Mauricio Venturi _ diretor (Contraponto)
(48) 3334 9805 . 8411 6229 • mauricio@contraponto.tv
Sérgio Tastaldi _ diretor artístico (Studio Sérgio Tastaldi)
(48) 3335 0005 . 9994 0044 • papum@turmadopapum.com.br 
 
contato _ comunicação 
Kátia Klock (48) 3334 9805 . 9989 4202 | katia@contraponto.tv
 
FICHA TÉCNICA
direção . Sérgio Tastaldi e Mauricio Venturi
produção executiva . Márcia Pagani . Mauricio Venturi . Carlos Somaggio
coordenação de produção . Lene Venerio
bonequeiros . Sérgio Tastaldi . Márcia Pagani . Khalid Prestes . Rahima Leung . Isabela Savastano
direção de fotografia . Edison Fattori
montagem . Paulo Calasans e Joel Lisbona
trilha musical . Isaac Varzim . Marcos Rocha . Onda Sonora . Ricardo Fujii
animação e finalização . Paulo Calasans . Joel Lisbona . Marcelo Buti
assistência de produção . Alessandro Danielli . A. Scarduelli Jr.
comunicação . Kátia Klock

Nenhum comentário: