sexta-feira, 23 de maio de 2008

Mergulho na Ilha do Arvoredo: experiência inesquecível








































































































Por Marcio Vieira de Souza
Neste ano, tive uma experiência que recomendo à todos os que tem interesse em ecologia, turismo ecológico, mergulho e preservação da natureza. Fiz um curso de mergulho com uma operadora de Florianópolis e mergulhei na reserva Ecológica do Arvoredo. Um dos melhores pontos de mergulho ecológico do sul do Brasil.
A reserva ecológica do Arvoredo
A reserva é formada pelas ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta e Calhau de São Pedro. A reserva foi criada através do Decreto Federal nº 99.142/90 e possui 17.800ha de área. O nome dado a unidade é devido à cobertura de mata atlântica de grande porte existente nela, que serve de proteção para embarcações nas tempestades. Atualmente, só é permitida a prática do mergulho no lado sul da ilha, cujos principais sítios estão sinalizados com as bandeiras e é permitida a prática do mergulho contemplativo, que não causa danos ao ecossistema. Um dos melhores pontos que mergulhei foi no Saco do Vital que tem uma profundidade média de 14 metros. A região é habitada por muitas tartarugas e é possível ver e se aproximar delas com tranquilidade; é uma sensação indescritível!
Como chegar lá : as nossas operadoras de mergulho
Existem várias operadoras de mergulho ( Dive Center) em Santa Catarina que atuam na Reserva do Arvoredo e outros pontos próximos a Ilha de Santa Catarina. Em Florianópolis são quatro (três no norte da ilha e uma no sul). Em Porto Belo/Bombinhas existem mais duas ou três operadoras. Eu frequento, fiz meu curso e recomendo a PARCEL Dive Center (veja site) que tem uma boa infra-estrutura e é bastante profissional. Ela é certificadora internacional PADI, ou seja, você fazendo o curso poderá mergulhar em qualquer lugar do mundo, pois sua certificação será internacional.
A maioria das fotos são do mergulhador e instrutor Osmar da Parcel Dive Center
e foram feitas durante o verão de 2008 até maio.
Para saber mais veja o site:








































2 comentários:

Ailce disse...

Lindas as fotos!!!!! Gostei muito.Parabéns.bjs. ailce costa

Ailce disse...

gostei demais das fotos!!! Ficaram lindas !!!! Parabéns.bjs.
ailce costa