segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Samba de raiz no Carnaval do CurtaDoc







Crítica, crônica do cotidiano, identidade, humor e política são elementos que unem os quatro curtas selecionados para o CurtaDoc da semana do Carnaval. Com o título Na Batida do Samba, o programa vai ao ar na terça-feira 16, às 21 horas, no SESCTV, para todo o Brasil e com reapresentações até domingo. O mediador é o jornalista e pesquisador João Carlos Rodrigues.

"O cinema brasileiro e o samba estão interligados desde o início do cinema sonoro quando começaram os musicais brasileiros", diz João Carlos. Segundo o jornalista, entre os longas e curtas produzidos sobre o tema, há um número razoável de filmes biográficos sobre sambistas e a maioria deles é bastante interessante porque mostra alguns desses profissionais fora do registro televisivo da época.

Heitor dos Prazeres, realizado em 1965 por Antonio Carlos da Fontoura, é um documentário que contempla as memórias do sambista popular e pintor naïf Heitor dos Prazeres em seu atelier na Cidade Nova, bairro do Rio de Janeiro, que sobrevivia de seus sambas, seus quadros e suas recordações. Em entrevista ao programa, o diretor do filme diz que chegou a Heitor por uma matéria de jornal. A reportagem despertou seu interesse especialmente porque o artista era uma espécie de testemunho de uma cidade que não existia mais.

Já o curta Coruja, de 2001, dirigido por Márcia Derraik e Simplício Neto, mostra Bezerra da Silva à vontade nos morros cariocas e na Baixada Fluminense, onde o músico visita compositores anônimos garimpados por ele. Boa parte de seus sambas são feitos por trabalhadores, que compõem crônicas cáusticas mas bem-humoradas de gente simples que mora na favela e conta seu dia a dia nas músicas.

Outro documentário do programa é Martinho da Vila, Paris 1977, rodado em 1977 por Ari Candido em Paris, onde o cantor iniciava a carreira internacional. O filme é um depoimento extrovertido do músico com amigos pelos bairros e bares parisienses. Em depoimento ao CurtaDoc, Ari diz que a escolha de Martinho foi em função de ser um crítico da classe média e que apesar do sucesso ele se sentia discriminado por ser negro. "Paris seria a coroação [de Martinho] e ele precisava desvendar a capital francesa", diz o diretor.

O encerramento do programa é com o Som da Rua - Zezinho do Pandeiro, de 1997, com direção de Roberto Berliner. Nascido em 1958, o protagonista do documentário começou sua carreira de pandeirista tocando forró, xote e brega aos 24 anos de idade, acompanhando uma banda que se apresentava nas ruas, nas paradas de ônibus e no interior dos coletivos. Já se apresentou em várias cidades do Nordeste e também na Suíça, Bélgica e Alemanha.

Realizado pelo SESCTV com produção da Contraponto, estão sendo exibidos 125 filmes de um total de 520 inscritos. Exibido semanalmente, a primeira etapa do programa está agendada para ir ao ar até julho de 2010. As inscrições continuam e podem ser feitas no site em www.curtadoc.tv, que será transformado em um banco de dados do documentário brasileiro em curta-metragem.





O QUÊ: Programa CurtaDoc

EPISÓDIO 17: Na Batida do Samba

QUANDO: 16 de fevereiro, terça-feira, 21 horas.

REPRISES: quarta (17) à 1h e às 15h; quinta (18) às 9h; sábado (20) às 22h; e domingo (21) às 19h.

ONDE: SESCTV, canal 3 da Sky em todo o Brasil.

Outras operadoras, consulte: www.sesctv.org.br



CONTATO:



Direção: Kátia Klock - (48) 3334 9805 / 9989 4202

Produção executiva: Mauricio Venturi - (48) 3334 9805 / 8411 6229

producao@contraponto.tv



Comunicação

FIFO LIMA press

(48) 4141 2116 / 9146 0251

fifolima@contraponto.tv

Nenhum comentário: