quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

As músicas de carnaval e as rádios- Raul Sartori debate

Em nota ontém, o colunista Raul Sartori (A Notícia) continua um debate sobre o Samba de ontém e de hoje e comenta:" O maestro e mestre no assunto André Calibrina também entra na discussão. Reclama que as rádios não tocam mais os sambas-enredo e assim fica difícil familiarizar-se com estas obras na atualidade. E exalta o samba da Viradouro, do Rio de Janeiro, como "uma obra-prima de melodia e poesia, melhor samba deste ano". E dá mais uma dica: Wantuir, da Unidos da Tijuca, é o melhor intérprete na atualidade."
Concordo com o Calibrina e lembro da importância que as rádios tiveram na popularização do nosso carnaval. Antigamente todo mundo sabia os sambas-enredo das Escolas da Cidade. Hoje só do Rio e olhe lá ...

4 comentários:

Anônimo disse...

Esse papo de Carnaval é muito interessante. Só que nesse caso, dos sambas que hoje não tocam nas rádios, que não estão na boca do povo, etc, é apenas mais um sintoma de uma sociedade que perdeu-se a dimensão de tudo e não sabe para onde vai. E quando alguém (no caso uma sociedade) não sabe onde quer chegar, o máximo que se pode esperar é - a exemplo do Titanic - que esbarre de frente com um iceberg gigantesco, para não dizer com muitos deles. Mas voltando ao que interessa, no caso do Rio de janeiro, graças a Deus a Globo exibe as vinhetas com os sambas e com a Globeleza. Não fosse isso, teríamos perdido muito mais dos carnavais. Por aqui, as emissoras também se esforçam para ajudar, se empenham, mas a meu ver, os equívocos maiores partem mesmo das agremiações. O que queremos preservar? Aqui já começa a acontecer o que no Rio de Janeiro é comum. Grande parte das pessoas que trabalham nos barracões das escolas, a comunidade da escola, não tem condições de comprar as fantasias que eles mesmos fazem. E não só isso, também na hora do desfile não conseguem comprar sequer o ingresso. O que lhes resta é disputar espaço em pé, com os piores ângulos - os melhores são explorados e tomados pelas arquibancadas, camarotes e emissoras de TV (mídia em geral). E não pensem que as escolas entendem essa situação e não cobram dessas pessoas as fantasias. Cobram, e sem desconto. Nosso carnaval é uma das maiores maravilhas do mundo, mesmo sem ter oficialmente esse título. E como tal, virou fonte de faturamento exorbitante, exploração e ponto final. Pessoas que nunca foram no morro, na comunidade, no dia do desfile simplesmente chegam, pagam a fantasia e desfilam. Uns ainda se dão ao luxo de aparecer em alguns ensaios. Mas não adianta, não tem o DNA da coisa. Como não sabem a letra do samba e muito menos o enredo (vale lembrar que enredo é uma coisa e samba-enredo, ou samba de enredo, outra), não cantam, não sentem o coração pulsar no compasso da bateria e das arquibancadas, e apenas aparecem, se mostram, como se eles fossem a graça, o belo, o esplendor. Com isso a escola toma uma multa por não cantar o samba, por atravessar o samba, por perder tempo, errar na evolução, etc, perde o carnaval e não sabem a razão. Destaques, sim, destaques são importantes, e não necessariamente esses precisam ser das comunidades, claro. Só que hoje qualquer pavão é destaque, qualquer bobalhão paga a fantasia e tira de um indivíduo da comunidade a chance de ir para a passarela com as cores do coração. Talvez possamos ate dizer que -senão hoje, logo - em breve nossas escolas desfilarão o ridículo. E nós estaremos questionando a morte do samba, das marchinhas, etc. Parei, senão isso vai acabar dando samba. Fui! Kiko

"Ensaiei meu samba o ano inteiro. Comprei surdo e tamborim. Gastei tudo em fantasia. Era só o que eu queria, e ela jurou desfilar pra mim. Em retalhos de cetim, eu dormi o ano inteiro e ela jurou desfilar pra mim. Minha escola estava tão bonita..."

Marcio Vieira de Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcio Vieira de Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcio Vieira de Souza disse...

É meu caro Kiko, essa é uma das discussões onde sempre está presente o dilema do "mercado" e do "público". Até onde o mercado vai ocupar o espaço público do Carnaval? O mesmo tem acontecido de forma evidente no Futebol. São nestes espaços culturais tão importantes para o povo brasileiro, que se evidencia claramente esse dilema e essa luta constante de hegemonia cultural entre a sociedade de consumo midiática e a cultura popular criativa.