segunda-feira, 31 de março de 2008

Concurso Cultural leva crianças brasileiras a encontro na França

Ampliar a visão de mundo das crianças e despertar a atenção para o desenvolvimento sustentável das grandes cidades. Esse é o objetivo do Concurso Cultural Cidades ao Redor do Mundo - Quando nossas cidades contam de nossas vidas, promovido nos 25 países de atuação do grupo Veolia Environnement. Em parceria com a Unesco, a iniciativa é organizada pela Proactiva Meio Ambiente Brasil e patrocinada pela AirFrance e pelo grupo Accor. Na próxima quinta-feira (03), será conhecida a dupla de crianças vencedoras do concurso.
Durante pouco mais de um mês, 19 mil crianças de cinco cidades brasileiras (Iperó e Barueri em São Paulo; Biguaçu, São José e Florianópolis em Santa Catarina) apoiadas por um amplo material pedagógico, pesquisaram sobre suas cidades e conheceram outras cidades do mundo para, então, desenvolver uma redação e dois desenhos. Na redação a criança deverá apresentar a sua cidade e explicar sobre um projeto para o futuro que permita que ela conviva com seus habitantes e com o meio ambiente de forma harmoniosa. Já os desenhos devem representar a cidade nos dias atuais e o projeto descrito na redação.

As crianças vencedoras receberão como prêmio uma viagem de quatro dias para Paris, onde participarão de um roteiro turístico pelos principais pontos da cidade e de um encontro com crianças dos outros 24 países, que acontecerá na abertura da exposição dos projetos dos participantes de todo o mundo.

Saiba mais

Após o sucesso das campanhas "Ao Redor do Mundo", que incentivaram a preservação do Meio Ambiente, a Veolia Environnement e a Proactiva Meio Ambiente resolveram lançar a quinta edição de um concurso com alcance mundial voltado a crianças de oito a 11 anos. A idéia é sensibilizar as populações para o desenvolvimento sustentável no mundo. Em 2007, o concurso mobilizou mais de 11 mil crianças no Brasil e 53 mil em outros 25 países. Jéssica Schuwaitzer e Gabrielly Hamad, da cidade de Palhoça, ganharam um passeio por Paris onde participaram da cerimônia de inauguração da exposição Máscaras ao Redor do Mundo, tema do concurso no ano anterior, realizada no museu do cais de Branly.

Este ano, o concurso oferecerá às crianças das cinco cidades brasileiras participantes informações e incentivos para pesquisar e conhecer melhor a sua cidade e os serviços essenciais para a população, como saneamento básico, energia elétrica e limpeza urbana. Com um material didático exclusivo, as crianças poderão conhecer como funcionam esses serviços em outras cidades do mundo e, a partir daí, pesquisar como a sua cidade desenvolve esses serviços e, principalmente, como se pode fazer isso de maneira sustentável, sem agredir o meio ambiente.

Após acessar o material, eles foram incentivados a desenvolver o projeto que concorrerá ao grande prêmio: uma viagem com tudo pago para a dupla autora do projeto e para um adulto acompanhante. Todos participarão do encontro com os vencedores dos outros países na cerimônia de inauguração da exposição de seus trabalhos em Paris.

Proactiva Meio Ambiente Brasil
A Proactiva Meio Ambiente Brasil é uma joint venture do grupo francês Veolia Environnement e do espanhol FCC. Atua na América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Venezuela, Colômbia e México) nos segmentos de limpeza urbana (varrição e manutenção de vias, coleta de lixo, manutenção e conservação de espaços públicos), gerenciamento, transporte e destinação de resíduos industriais, operação e gerenciamento de aterros sanitários públicos e industriais e serviços ambientais (recuperação de áreas degradadas, licenciamento ambiental etc).

No Brasil, a empresa opera um dos mais modernos e eficientes aterros sanitários do País (Aterro de Tijuquinhas em Biguaçu-SC), atendendo mais de 22 municípios da região. Em São Paulo, a Proactiva é a responsável por um dos mais eficientes e modernos sistemas de limpeza urbana na cidade de Barueri, onde é responsável pela varrição das vias, manutenção dos espaços verdes, coleta do lixo domiciliar e hospitalar, além da realização de mutirões de limpeza e conservação da cidade.

Mais informações:
http://www.proactiva.com.br/

Site do concurso no Brasil:
www.proactiva.com.br/concurso

Site internacional:

www.veolia.com/globe

Assessoria de imprensa Proactiva Meio Ambiente Brasil
Juliana Pamplona / Karyna Pereira / Kelly Magalhães
48 3035.5503 / 9981.0506 / 9971.5056 / 9942.8275
http://www.alvodecomunicacao.com.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado