sexta-feira, 20 de junho de 2008

GFAL: Pós-conferência aberta - Redes Sociais e Sustentabilidade

De Curitiba:

Conferência reunirá os estudiosos David de Ugarte, da Espanha e o professor e analista político Augusto de Franco
Compreender as relações entre responsabilidade social e sustentabilidade empresarial e a importância da gestão de redes para o desenvolvimento serão assuntos da Pós-Conferência Aberta Redes Sociais e Sustentabilidade, nesta sexta-feira (20), às 19 horas, no Cietep, logo após o encerramento do Global Forum América Latina (GFAL). O evento será coordenado pelo presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, e terá como conferencistas os estudiosos David de Ugarte, da Espanha, e o professor e analista político Augusto de Franco.
Durante a conferência, aberta ao público e com entrada gratuita, será lançada a Escola-de-Redes. Trata-se de uma iniciativa internacional congregando pessoas dedicadas à investigação teórica e à disseminação de conhecimentos sobre redes sociais e à criação e transferência de tecnologias de netweving, que terá um primeiro ponto no Brasil na cidade de Curitiba.
David de Ugarte e Augusto de Franco falarão de experiências e abordarão características de redes e suas relações com a sustentabilidade (ou desenvolvimento, em uma visão sistêmica). “Entre os grandes desafios colocados para o setor empresarial neste início do século 21, o da sustentabilidade é o principal. Ele exige que a empresa atue como agente de desenvolvimento, que saiba fazer a gestão da sua rede de stakeholders, mudando seu padrão de organização e democratizando progressivamente seus procedimentos internos e externos”, afirma Franco, ressaltando que enfrentar tais desafios da sustentabilidade pode ser a única maneira de aumentar a garantia de futuro.
Na avaliação de Franco, para alcançar sustentabilidade a empresa deve fazer uma gestão adequada da rede de seus stakeholders, voltada ao seu próprio desenvolvimento e ao desenvolvimento do mundo onde ela e seus parceiros atuam. “O que se chama de desenvolvimento é algo que acontece em rede. Daí a importância, para o setor empresarial da primeira Escola-de-Redes que está sendo inaugurada nas Américas”, diz.

Nenhum comentário: