sexta-feira, 20 de junho de 2008

Ram Charan transmite os 10 princípios para o desenvolvimento sustentável




Um dos mais influentes consultores de negócios do mundo, Charam disse no Global Forum que a chave é ajudar as pessoas a usarem a mente
Os participantes do Global Fórum América Latina, que acontece em Curitiba, conheceram nesta quinta-feira (19) os dez princípios estabelecidos pelo indiano Ram Charan para dar efetividade às iniciativas de inovação social e criação de redes sociais sustentáveis. Um dos mais influentes consultores de negócios do mundo, Ram Charan foi um dos grandes destaques do Global Forum e falou para os mais de 1.200 participantes do evento sobre os desafios estratégicos da cooperação para a sustentabilidade. Antes de repassar os seus dez princípios, Charan deu as bases, o ponto chave para que uma pessoa possa colaborar com o desenvolvimento sustentável de outra pessoa, de grupos ou de comunidades. “Toda pessoa pode fazer isso. A colaboração não exige dinheiro, mas tempo, dedicação, paixão e também ferramentas específicas”, afirmou Charan, que é listado pela BusinesWeek entre as dez maiores fontes de programas de desenvolvimento de executivos.


A chave para o desenvolvimento sustentável, segundo Charan, está em usar o cérebro, desenvolver a mente e o raciocínio lógico. “Não podemos confundir o poder de raciocinar com o poder do conhecimento. As pessoas, mesmo as analfabetas e que vivem na pobreza, têm o poder de raciocinar e é com o raciocínio que devemos trabalhar. É preciso fazê-las falar e ouvi-las, orientá-las para articular o pensamento, para ter lógica. É preciso lidar com o poder da mente”, ensinou. “No mundo todo há casos de analfabetos que ergueram impérios e só depois aprenderam a ler e escrever”, disse ele. Charan citou exemplos de iniciativas de inovação social em diversos locais do mundo: como a da assistente social que ajudou uma menina indiana surda e muda a criar uma linguagem baseada em toques nas mãos, o que a retirou do isolamento e a conduziu ao desenvolvimento; a do empresário árabe que criou um produto com preço acessível para pessoas pobres; a da banda musical de rapazes negros dos Estados Unidos, organizada a partir da liderança de um deles, que ultrapassou a barreira da pobreza com a dança e a música. Para falar sobre os seus dez princípios para as iniciativas sociais e criação de redes sociais, Ram Charan baseou-se numa experiência de Uganda (África).

O líder de uma cooperativa de leite, interessado em melhorar as condições de saúde da comunidade, buscou informações junto a outros cooperativistas e teve a resposta de um médico norte-americano.“O médico, da Califórnia, foi para Uganda, conversou com a comunidade, criou uma rede social, projetou um sistema que permitia às pessoas pagarem um dólar pela assistência médica. Esse preço, perfeitamente acessível às pessoas, deu condições para custear os serviços médicos. As condições de saúde da comunidade melhoraram”. “O que se fez em Uganda é resultado da disposição em colaborar, com a aplicação de ferramentas corretas”, explicou.Com base neste exemplo, ele repassou aos participantes do Fórum Global, os dez princípios para a inovação social e formação de redes sociais.

São eles:

1 – Defina a causa, a missão, quais os resultados que se pretende e como dimensionar esses resultados. “É preciso usar a mente e buscar resultados mensuráveis”, explicou.

2 – Busque o comprometimento local. Identifique quem são as pessoas que podem se comprometer localmente com a causa.

3 – Converse com essas pessoas, dialogue com elas até alcançar o consenso. A partir do consenso o interesse se intensifica.

4 – Neste ponto entram as empresas. As empresas podem usar a mente, o raciocínio para projetar sistemas que permitam tornar um produto ou serviço acessível, na base, por exemplo, de 1 dólar. “Não ter dinheiro é uma situação que força a inovação”, disse Charan.

5 – Projete um sistema. Mas é preciso ter em mente que o sistema só vai funcionar se as pessoas executoras concordarem com esse sistema. Caso contrário, é preciso voltar ao diálogo.

6 – Identifique líderes na comunidade. Pessoas de paixão e confiáveis. Segundo Charan, nenhum grupo de pessoas ou comunidade alcança a sustentabilidade sem um líder, seja ele eleito, indicado informalmente ou escolhido.

7- Não busque a publicidade e o elogio pelo sucesso alcançado. “A satisfação pessoal não é medida pela publicidade da sua iniciativa”, disse.

8- Mantenha reuniões periódicas com pessoas de empresas, universidades, autoridades públicas. Estabeleça prioridades, mas não queira nunca abraçar o mundo. Escolha três prioridades, com base na sua causa, nos resultados e mensuração dos resultados. Use palavras exatas, evitando conceitos e definições genéricas.

9 – Busque a criatividade do grupo envolvido no trabalho. É preciso identificar quais os recursos, em termos de criatividade, com que se pode contar para o desenvolvimento das ações.

10 – Tenha em mente que a vida é a felicidade. Seja feliz e, mais importante, faça outras pessoas felizes.

Nenhum comentário: